Nosso Blog

7 truques para evitar que a ansiedade estrague o seu sono

Publicado em 13/02/2021

1- Aquiete a mente
Se você percebe que está mais agitado, procure diminuir estimulantes eletrônicos como celular, tablet, notebook e até mesmo a TV, permitindo que a mente vá se aquietando

2 – Mude o foco
Outra forma de driblar a ansiedade é investir em uma leitura tranquila, com mensagens positivas e romances leves.

3 – Coloque no papel
Em geral, a ansiedade é desencadeada por algum problema decorrente ao longo do dia ou algo que nos espera no dia seguinte.

4 – Ouça música
Ouvir música calma ou mesmo sons da natureza como quedas d’água, barulho de chuva, fogueira queimando pode ser relaxante e aliviar a ansiedade.

5 – Mentalize coisas boas
A meditação tem sido uma ótima aliada para gerenciar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

6 – Desligue na hora certa
É essencial manter uma rotina para deitar e acordar, isso ajuda a regular o sono. No entanto, não adianta se obrigar a desligar antes de o organismo estar pronto para isso, já que tentar deitar cedo, muitas vezes, só faz aumentar a ansiedade. Pode ser mais saudável deitar um pouco mais tarde, quando o sono já veio e a tensão está controlada.

7 – Crie sua própria rotina
Uma técnica pode ser aprendida e aperfeiçoada, e a melhor receita é descobrir o que é melhor para você. Para isso, procure deixar que a mente siga a natural tendência ao repouso noturno. Se demorar para pegar no sono e perceber que a ansiedade vai aumentando, levante-se, sente-se em um local com pouca iluminação e tente relaxar. Isso acontecer esporadicamente é até natural diante do dia a dia estressante.

Fontes: Almir Tavares, médico do Sono e docente na UFMG (Universidade Federal de Minas Geras); Aristides Volpato Cordioli, doutor em Ciências Médicas Psiquiatria pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Danilo Sguillar, médico otorrinolaringologista e diretor da ABMS (Associação Brasileira de Medicina do Sono); Eduardo Perin, psiquiatra e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo); Gustavo Cardoso, terapeuta integrativo do Cuida-te Terapias Holísticas; Mariângela Savoia, psicóloga clínica do Programa Ansiedade do IPq.

Nenhum produto no carrinho.

Podemos ajudar?