Nosso Blog

25/11, Dia internacional do combate à violência contra a mulher

Publicado em 25/11/2021

Dia 25 de novembro foi instituído pela ONU como o dia internacional do combate à violência contra a mulher. A data é em memória às irmãs Mirabal. Maria Teresa, Patria e Minerva, se opuseram ao regime ditatorial dominicano de Trujillo e foram brutalmente assassinadas. Seus corpos foram encontrados em um precipício, com ossos quebrados e diversas marcas de tortura.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 1 em cada 3 mulheres serão vítimas de violência ao longo da vida.

No Brasil, 1 mulher é vítima de estupro a cada 8 minutos. 4 mulheres são vítimas de feminicídio por dia. 30 mulheres sofrem agressão física por hora (14°Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP,2020). Sem falar na violência psicológica, presente em todos os tipos de abuso.

Pertencer a uma cultura estruturalmente machista é um fator que favorece padrões abusivos. A violência da desigualdade de gênero está presente em diversas esferas sociais e mudar esse cenário depende de cada um de nós. É preciso de espaço para debate em variados campos: político, econômico, empresarial, educacional. Debater é necessário. Ações são urgentes.

“Se me matam, levantarei os braços do túmulo e serei mais forte”, Minerva Mirabal.

Por Débora Wertheimer

Nenhum produto no carrinho.

×

Olá! Converse pelo nosso WhatsApp ou envie-nos um e-mail.

×