Nosso Blog

A importância do auto amor para a saúde emocional

Publicado em 12/06/2021

“Nosso desejo por amor, atenção, aprovação e aceitação está na base do que todos nós seres humanos gostaríamos de vivenciar.

Muitas vezes conseguimos isso através dos outros: um pai, uma mãe, um irmão, um grande amigo ou um cuidador. Mas muitos de nós temos feridas deste desejo não correspondido. Sedentos deste amor não recebido, sentimos mágoa, tristeza e raiva pois não fomos compreendidos, amados e aceitos como somos. Uma ferida que dói e sangra, profundamente.

É assim que, através do autoamor, reavaliamos nossas cobranças para que os outros nos ame, nos compreenda e nos aceite. E este “outro”, na maioria das vezes, está confuso e atarefado tentando resolver suas próprias questões sobre a falta de amor e de aceitação que também não recebeu.
Amar a si mesmo envolve completo perdão, aceitação e respeito por quem somos, sobre as partes bonitas sobre nós e também as sombrias.

Quando há autoamor, nós cuidamos de nós mesmos, nós honramos nossas limitações, nós estamos atentos às nossas necessidades. Desenvolvemos conosco o mesmo carinho e cuidado que temos com um amigo querido. Como exemplos deste autoamor, podemos suavizar a nossa autocrítica quando erramos, podemos cuidar da nossa alimentação, evitar ações que nos fazem mal ou prejudicam nossa saúde, ir àquela consulta médica que temos postergado, nos afastamos de relacionamentos tóxicos ou evitamos nos sabotar com ações inconsistentes aos nossos valores.”

Por Psicóloga Karen Vogel

FONTE: Revista Vida Simples, ed. julho/2016

Nenhum produto no carrinho.

Podemos ajudar?