25/11, Dia internacional do combate à violência contra a mulher
Dia 25 de novembro foi instituído pela ONU como o dia internacional do combate à violência contra a mulher. A data é em memória às irmãs Mirabal. Maria Teresa, Patria e Minerva, se opuseram ao regime ditatorial dominicano de Trujillo e foram brutalmente assassinadas. Seus corpos foram encontrados em um precipício, com ossos quebrados e diversas marcas de tortura.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 1 em cada 3 mulheres serão vítimas de violência ao longo da vida.
No Brasil, 1 mulher é vítima de estupro a cada 8 minutos. 4 mulheres são vítimas de feminicídio por dia. 30 mulheres sofrem agressão física por hora (14°Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP,2020). Sem falar na violência psicológica, presente em todos os tipos de abuso.
Pertencer a uma cultura estruturalmente machista é um fator que favorece padrões abusivos. A violência da desigualdade de gênero está presente em diversas esferas sociais e mudar esse cenário depende de cada um de nós. É preciso de espaço para debate em variados campos: político, econômico, empresarial, educacional. Debater é necessário. Ações são urgentes.
“Se me matam, levantarei os braços do túmulo e serei mais forte”, Minerva Mirabal.