10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Publicado em 10/09/2021
Os principais fatores de risco para o suicídio são: história de tentativa de suicídio e transtorno mental como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno de personalidade, entre outros. O uso de drogas, principalmente do álcool aumenta a impulsividade e com isso o risco de Suicídio.
É muito importante ficar atento aos sinais, aquilo que a pessoa fala ou faz que indique desejo de morrer.
Exemplos de frases de alerta: – Eu tenho vontade de sumir – Minha vida não faz mais sentido. – Eu não sirvo pra nada – Eu não aguento mais – Os outros vão ser mais felizes sem mim…..
O que fazer caso você ou alguém próximo esteja apresentando ideação suicida? 1) Ter uma conversa calma e sem julgamentos com a intenção de compreender e apoiar. 2) Buscar acompanhamento Psiquiátrico e Psicológico 3) Familiares devem estar atentos para evitar o acesso aos meios para cometer suicídio (por exemplo deixar algum familiar responsável por administrar as medicações e não o próprio paciente)
O que NÃO FAZER: – Ignorar a situação – Dizer que vai ficar tudo bem sem agir para que isso aconteça – Desafiar a pessoa a cometer o Suicídio – Jurar segredo – Deixar a pessoa sozinha
Disque 188 oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio 24hs por dia.
Fonte: Cartilha de Prevenção ao Suicídio ICICT / Fiocruz.